Matriz curricular dos cursos de odontologia após instituição das DCN
DOI:
https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2022v15n3.1356Palabras clave:
Ensino Superior, Odontologia, Diretrizes, CurrículoResumen
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são orientações que necessitam ser adotadas por todas as instituições de ensino superior para formulação dos currículos, superando os limites acadêmicos e ofertando melhores serviços de saúde para sociedade. Historicamente, a Odontologia brasileira é marcada por diversas transformações. As DCN foram implantadas para o curso de Odontologia em 2002, iniciando a busca por uma nova organização pedagógica na qual não houvesse fragmentação de conteúdos, apresentando como uma das principais mudanças no currículo a integração das atividades acadêmicas aos serviços do SUS. Objetivo: Nesse contexto, o presente estudo, que apresenta uma abordagem exploratória comparativa e qualitativa, objetiva analisar criticamente as matrizes curriculares dos cursos de Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), adotando como referência as DCN. Materiais e métodos: A metodologia utilizada consistiu em uma análise documental comparativa entre as matrizes curriculares dos cursos de Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior do município de Feira de Santana- Bahia, sendo uma Estadual e uma particular, tomando como referencial uma adaptação do modelo proposto por Pessoa e Noro. Resultados: As matrizes curriculares da UEFS e da UNEF apresentam características distintas no que tange ao conteúdo curricular, organização e distribuição da carga horária, porém, as matrizes de ambas instituições cumprem com as determinações das DCN, respeitando a distribuição das disciplinas em eixos e a carga horária total. Conclusões: A implementação das DCN permitiu obter uma maior padronização entre os cursos de Odontologia das diferentes IES do Brasil, garantindo o egresso de cirurgiões-dentistas com formação de qualidade.
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